sábado, 29 de setembro de 2007

A FORÇA DO ACASO



Como meu leitores bem sabem, eu já terminei o curso superior e agora espero que em um lance de sorte minha vida caótica entre nos eixos. Ou Seja: Eu comi o pão que o Diabo cuspiu durante 5 anos e agora isso vale tanto quanto uma aposta no jogo do bicho. Tanto que estou pensando seriamente em me tornar motoboy oficialmente. (Eu trabalhei extra oficialmente como motoboy durante o meu estágio.)

Mas esse tipo de situação me fez notar que a teoria do caos está certa e que a ordem nada mais é que uma doce ilusão que criamos pra não entrar em pânico com com o trem desgovernado que é a existência humana. Anos de estudo, preparação, esforço e sacrifícios são facilmente superados por uma ideia ou um acontecimento totalmente aleatório. Tu pode passar decadas procurando o emprego dos seus sonhos, estudar, se preparar e só conseguir entrar na empresa quando descobrir que aquele cara bacana que joga sinuca no mesmo boteco que você e que te adora é vice presidente. Veja só como estamos ao sabor da propria sorte:

1 - O cara que inventou o microondas estava com um chocolate no bolso. O chocolate derreteu quando passou perto de uma maquina de laboratório que emitia microondas. E assim, totalmente sem noção, o cara criou um dos mais importantes elétrodomesticos da história.

2 - O Van Damme, no inicio de carreira estava a meses andando em Hollywood procurando uma chance pra atuar em alguma produção. Fez testes, laboratorios de personagem, Dinâmicas, o escambau, e nada. Em um belo dia, ele estava entrando em um restaurante pra fazer uma boquinha e literalmente trombou com um grande executivo de um estúdio. Resultado: Um papel de vilão no filme "Retroceder nunca, render-se jamais", e o estrelato na seqüencia.

3 - Isaac Newton era um matemático formidável, que ocupou uma cadeira em Cambridge (A mesma ocupada atualmente por Stephen Hawking), ele fez teorias, cálculos, equações e todo um legado de descobertas cientificas que deixou para a humanidade. E pelo que ele será lembrado para todo o sempre? Pela P*rra da maçã que aleatoriamente caiu na cabeça dele e lhe deu a ideia que as coisas eram atraidas pela terra. Nascia a teoria da gravitação universal.

4 - O Relógio de pulso foi inventado no susto por Santos Dummond quando ele ia voar e precisava olhar o tempo de vôo (Para não acabar a gasolina). Mas ele precisava de algo mais prático que o relógio de bolso para olhar até por questão de segurança. Ai ele pegou assim do nada um relógio de bolso e amarrou com uma tira de couro no pulso. Mais aleatório impossivel.

5 - O Walkman foi inventado meio que do nada quando um executivo da Sony (Akio Morita) dava uma caminhada e sentiu uma vontade de ouvir musica, assim, do nada. Esse invento transformou a Sony de uma empresinha japonesa de fundo de quintal em um Gigante mundial no ramo da eletrônica e entretenimento.

6 - A Linha de montagem foi criada por Henry Ford. Que era notoriamente obtuso(Burro mesmo). Ele simplesmente olhou os caras montando os carros e imaginou que se cada um montasse uma parte dos carros o preço baixaria e a velocidade aumentaria. O Mais irônico é que enquanto Ford, que era pouco mais que uma porta semi-analfabeta, ficava bilionário seu contemporâneo, o Brilhante Cientista Nikola Tesla, que entre outras coisas, pesquisou muito e inventou a Bobina Tesla e a corrente alternada (A/C) morreia na miséria após anos de esforço, estudos, esforço e pesquisas.

Realmente tem algo de muito errado em um universo que se baseia tanto na força do acaso. De que vale o esforço em um lugar assim, se a sorte é quem diz quem vai pra frente e quem não vai?
←  Anterior Proxima  → Página inicial
Postar um comentário