sábado, 30 de agosto de 2008

EXPLICANDO O CAPITALISMO




Você sabe o que é capitalismo ?

Segundo o Wikipédia, capitalismo é o sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária.

Hum… vamos ser mais “didáticos” e explicar como funciona esse tal de capitalismo no mundo:

1) CAPITALISMO IDEAL: você tem duas vacas. Vende uma e compra um touro. O rebanho se multiplica e a economia cresce. Você vende o rebanho e aposenta-se. .. rico!

2) CAPITALISMO AMERICANO: você tem duas vacas. Vende uma e força a outra a produzir leite de quatro vacas. Fica surpreso quando ela morre.

3) CAPITALISMO FRANCÊS: você tem duas vacas. Entra em greve porque quer três.

4) CAPITALISMO JAPONÊS: você tem duas vacas, né? Redesenha-as para que tenham um décimo do tamanho de uma vaca normal e produzam 20 vezes mais leite. Depois cria desenhos de vacas chamados Vaquimon e os vende para o mundo inteiro.

5) CAPITALISMO HOLANDÊS: você tem duas vacas. Elas vivem juntas, não gostam de touros e tudo bem.

6) CAPITALISMO ALEMÃO: você tem duas vacas. Elas produzem leite pontual e regularmente, segundo padrões de quantidade, horário estudado, elaborado e previamente estabelecido, de forma precisa e lucrativa. Mas o que você queria mesmo era criar porcos.

7) CAPITALISMO RUSSO: você tem duas vacas. Conta-as e vê que tem cinco. Conta de novo e vê que tem 42. Conta de novo e vê que tem 12 vacas. Você pára de contar e abre outra garrafa de vodca.

8) CAPITALISMO CHINÊS: você tem duas vacas e 300 pessoas tirando leite delas. Você se gaba muito de ter pleno emprego e uma alta produtividade. E prende o ativista que divulgou os números.

9) CAPITALISMO ARGENTINO: você tem duas vacas. Você se esforça para ensinar as vacas a mugirem em inglês…As vacas morrem. Você entrega a carne delas para o churrasco de fim de ano ao FMI.

10) CAPITALISMO BRASILEIRO: você tem duas vacas. Uma delas é roubada.. O governo cria a CCPV - Contribuição Compulsória pela posse de Vaca. Um fiscal vem e lhe autua, porque embora você tenha recolhido corretamente a CCPV, o valor era pelo número de vacas presumidas e não pelo de vacas reais. A Receita Federal, por meio de dados também presumidos do seu consumo de leite, queijo, sapatos de couro, botões, presume que você tenha 200 vacas e, para se livrar da encrenca, você dá a vaca restante para o fiscal deixar por isso mesmo…

←  Anterior Proxima  → Página inicial
Postar um comentário