quarta-feira, 1 de outubro de 2008

COMO MARCAR UM LIVRO



Postado originalmente no blog Lombaxomba

Livros são um modo fantástico de ganhar conhecimento. Com livros você pode aprender novas técnicas, habilidades, aprender com a experiência alheia e claro, se divertir, afinal, além de um modo de obter informações, a literatura está para entreter também.

Existem diversos modos de ler um livro e outros tantos para se lembrar dos pontos importantes da obra. Um dos modos mais eficientes é marcando o livro. Não tem um modo correto de fazer isso, cada um faz do jeito que gosta ou que já está acostumado. Mas abaixo eu listei alguns modos que estudantes encontraram de marcar os livros de um modo mais efetivo para se lembrar das partes mais importantes, e claro, quando for ler por uma segunda vez, dar mais importância para as frases grafadas.

O que não fazer:

  • Não marque o óbvio. Não perca seu tempo. Se você já tem essa informação armazenada no seu cérebro ou já fixou bem aquilo, não tem necessidade de dar uma maior atenção a aquela parte. Ou seja, se você já sabe, não marque.
  • Não perca tempo marcando coisas que você lê diariamente, como jornais, revistas e coisas sem importância ou irrelevantes.
  • Não marque grandes volumes de texto. Você quer partes importantes para se dedicar. Nós sabemos que tudo não pode ser importante, mas mesmo assim costumamos marcar boa parte do texto que está do lado do realmente importante. Você precisa ficar atento a isso, normalmente 20% do texto está de bom tamanho.
  • Não use marcadores muito chamativos ou de cores berrantes. Uma caneta esferográfica colorida ou um marcador de uma cor neutra são os ideais.

O que fazer:

  • Escreva pequenas notas no rodapé da página. Isso ajuda você a se situar numa segunda leitura.
  • Livro bom é livro usado. Como meu professor do cursinho falou, não tenha pena do livro, mas vale um livro marcado com suas experiências e pensamentos sobre ele, do que um livro novo. Mas se você não gosta de escrever diretamente no livro, você pode usar alguns post-its, e usando isso, você ainda tem a vantagem de vender o livro depois para um sebo ou mudar os post-its de lugar.
  • Sublinhe a parte principal de cada parágrafo. Cada parágrafo tem um ponto importante acompanhado de informações adicionais e algumas vezes até irrelevantes. Tente encontrar essa parte principal e tudo vai ficar mais fácil.
  • Escreva uma palavra na margem de cada página que você achar importante, identificando o assunto.
  • Circule palavras novas ou que você não entendeu. E depois que você terminar sua leitura, tente encontrar o significado das mesmas.
  • Ficou em dúvida em relação a algum assunto abordado no livro? Escreva uma pergunta e depois de terminar de ler, tente responder com o auxilio da internet ou de alguém com conhecimentos avançados.
  • Desenhe setas para relacionar idéias do livro.
A idéia de fazer todas essas setas, perguntas, marcações e desenhos no livro é você ter uma conversa com o escritor, adicionar conhecimento e ter um novo entendimento ao ler o livro pela segunda vez. Ou seja, não tenha medo de marcar os livros que você ama.
←  Anterior Proxima  → Página inicial
Postar um comentário