segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ESTRATÉGIA



Ontem, (Aproveitando que minha mesquinha operadora de TV a cabo teve um momento de Scrooge arrependido e abriu os canais de filmes Telecine), eu assiti o filme "Oldboy". O bagulho é f*da, mas não é dele que quero falar, embora eu tenha de dar uma pequena resumida na película.

O Cara, fica preso 15 anos sem saber o motivo. Quando é solto, tem de sair estourando cabeças, arrancando dentes com martelos, tomando facadas e tentando descobrir o porque algum feladap*ta o sacaneou tão lindamente. Mas mesmo soltá-lo ainda é parte dos planos do cara que o entubou.

Se quiser saber mais, assista, p*rra. Provavelmente florzinhas como vocês acharão o filme muito violento, mas se tu tiver um mínimo de Culhão, pode até acabar gostando, afinal o filme é f*da.


Não. Não é um marceneiro. A única coisa que ele costuma pregar é a mão na cara dos outros.


Mas, voltando ao assunto, o filme é relativamente verossimil (Em um contexto de psicopatas), exceto por um detalhe que eu não poderia deixar passar em branco:

No filme, deixar o cara preso é parte de um plano executado em 15 anos e que tem sua parte final totalmente calçada no que o personagem provavelmente fará e nas reações que terá.

Meu. Tu ja tentou marcar um cinema com mais de tres pessoas? Sair pra almoçar precisamente ao meio dia? Não se atrasar porque o trânsito fechou ou porque pegou todos os faróis da cidade? Ou porque a p*rra do pneu furou justo quando não podia furar? Chovendo? Na bocada mais cabulosa da cidade?

Pois é. O planejamento de coisas simples costuma ser totalmente furado por causa do fator humano e da sua natural imprevisibilidade. O ser humano, bem como suas criações e elementos de sua cultura, são totalmente imprevisíveis. Visto por este ângulo, podemos concluir que o planejamento de qualquer coisa acima de duas horas é completa perda de tempo, e olhe que ainda estou me atendo somente aos elementos inanimados (Faróis, enchentes, avioes que caem), e nem incluí o elemento humano na equação.

É aí que o caldo entorna.

Presumir que uma pessoa fará o que quer que seja em determinado momento e determinada situação, por mais que seja uma pessoa previsível ou condidionada a ter determinadas reações, provavelmente não vai dar certo por um simples motivo:

As pessoas são malucas e irracionais.


Esse cara passou anos tentando antecipar a reações alheias. Ó no que deu.


Se você prever, baseado na lógica, que alguém vai atravessar a rua, essa pessoa resolve tomar um picolé. Se prever que provavelmente ela irá para praia, ela vai pras montanhas, se achar que ela usa supositorio, provavelmente ela vai tomar injeção ou fazer acupuntura. E não adianta pensar reverso pra tentar adivinhar o que ela vai não vai fazer, Não importa se o que a pessoa faz é lógico, ou ilógico. Sempre será exatamente o contrário do que você espera. Mesmo que você não espere nada.

Se a pessoa no qual você quer antecipar as ações for do sexo feminino, aí sim pode esquecer. Mulheres tem raciocínios totalmente ilógicos e irracionais, calçados exclusivamente em emoção, o que amplifica intensamente seu potencial para o caos.

Se você achar que uma vez que você e ela tem os mesmos gostos, gostando de musica classica, e bons vinhos bem como de lugares calmos e sofisticados, e por isso são totalmente compatíveis, formando um casal perfeito, pode apostar que ela imediatamente vai começar a namorar aquele Malaco que mora no morro e vai levar ela no Forró toda semana pra comer churrasquinho de gato.

Se ela diz que precisa de "espaço" e você se afasta uma unica semana, pode crer que quando voltar a ve-la ela ja estará noiva de alguém e de casamento marcado. E pode ter certeza que se você perguntar o porque ela dirá "Porque ele se importa comigo".


Não se engane. Ele é não é rico. Ela é que é do contra.

E por aí vai. Por isso tenho tanta admiração por bons estrategistas. Prever o que quer que seja com um mínimo de precisão e fazer com que as coisas andem de jeito que você quer, é algo realmente impressionante. Se bem que imagino que devido a peculiaridaes humanas quando em grupos, prever movimentos de batalhões e turbas seja infinitamente mais fácil que prever os movimentos de uma unica pessoa.

Usar a lógica para rastrear seres ilógicos não é lá a coisa mais esperta do mundo. Portanto, seo você esta planejando que as pessoas façam o que você querm fique esperto.

Elas não costumam fazer nem o que elas mesmas querem. Bem difícil fazer com que façam o que você quer.

Nem perca tempo tentando.

←  Anterior Proxima  → Página inicial
Postar um comentário