domingo, 11 de setembro de 2011

ANOS 90



Porque tanto se fala dos anos 90? Desde 2005 essa onda cada vez maior de jovens, no conceito vulgar da coisa, "paga-pau" dos anos 90 tem aumentado. Mas porque? A maioria de nós hoje vivemos nossas aventuras nos anos 90. As primeiras besteiras, primeiro baile, primeiro beijo, primeira paixão... Uma infância completa nessa década, algo que vivi intensamente. Os anos 90 foi a década que empurrou o mundo moderno, o desaparecimento do vinil e o surgimento do Compact Disc, celulares, o aperfeiçoamento dos efeitos digitais no cinema e a maior de todas as bençãos divinas: a popularização da internet. Eu sou um amante dessa década, que por mim, é a década de ouro. Vou destacar aqui três pontos principais que até hoje exercem influência em mim.

Na música.
Uma das maiores e eternas lembranças que tenho dos anos 90 sem dúvida são os Mamonas Assassinas. Não só a minha infância, mas a de milhares de pessoas foram marcadas por esses caras. Letras sujas, idiotas mais que me faziam ficar horas e horas ouvindo as suas fitas. Nessa época eu não gostava muito de música, eu tinha apenas duas fitas: Mamonas Assassinas e Tiririca. Como era bom sentar em frente o meu radinho e ouvir isso.
Ah cara, era muito bom.

No cinema.
Um filme que até hoje está no meu "Top 5" é o clássico Jurassic Park. Quando criança tinha um fascínio por dinossauros gigante, colecionava várias figurinhas deles que se não me engano, era do chocolate Surpresa. Me lembro quando vi pela primeira vez o filme, foi na escola. Todos sentados no chão, eu estava na primeira fila, pasmo com aquilo que via. Os efeitos especiais no filme são perfeitos. O filme me prende até hoje, o T-Rex é sem dúvidas um dos maiores vilões de todos os tempos (risos).

Nos desenhos.
O maior de todos esses destaques sem dúvida são os animes japoneses, e o anime insuperável com certeza foi Cavaleiros do Zodíaco. O desenho mais completo, perfeito que já se fez. Aquilo pra mim era vida, nada me impedia de sentar em frente a TV, ligar a saudosa TV Manchete e assistir aquela maratona de animes. Shurato, Samurai Warriors, Super Campeões, Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco...
Sinto falta até hoje desses animes, eu posso dizer que fui criado pela TV, apesar de hoje não gostar dela. Mas enfim, esses desenhos influenciaram-me um pouco, certeza.

Falar dos anos 90 é fácil, a maioria das coisas não só marcaram época mas também toda a história da humanindade. Brasil tetra-campeão, ovelha dolly, a popularização da internet, telescópio Hubble, o plano real, telefones celulares, o ICQ, Ayrton Senna, cartões telefônicos, urnas eletrônicas, o lançamento do Windows 3.0 e mais uma imensidão de coisas.

Os anos 90 deixou a sua marca pra todo o sempre em mim, lembrar esses fatos me causa muita nostalgia. Tudo o que vivi de mais divertido e puro foi nesse período, as coisas mais inacreditáveis aconteceram, as primeiras viagens, tudo de importante pra mim ficou nessa época. Os anos "2000" estão sendo tão intensos quando os 90, mas são décadas diferentes, o que faz dos anos 90 insuperáveis.


←  Anterior Proxima  → Página inicial
Postar um comentário