quinta-feira, 3 de novembro de 2011

6 BIZARRAS SÍNDROMES DE PERCEPÇÃO



Esses são os tipos de síndromes que você não iria querer. A palavra "síndrome" é algo que por si só ja nos faz tremer. As pessoas acham que síndromes são algo físico, mas também há sindromes de percepção. Quando algo está errado com sua percepção, o problema é a sua mente brincando e enviando sinais que fazem você pensar que há problemas com o seu corpo e o mundo ao seu redor, quando há realmente não há.



Essas síndromes se relacionam com processos cerebrais. Não entendemos os processos do corpo muito menos bem, o que não significa que eles podem ser extremamente graves e atrapalhar muito a vida de seus portadores. Embora você possa achar graça em alguns dos itens desta lista, não deixe isso te enganar pensando que nestas síndromes não são grande coisa!



1.SINDROME DE CABEÇA EXPLOSIVA

syndrome


Essa foi a menos assustadora imagem de cabeça explodindo que achei. Sinta-se livre para encontrar outra, mas Não diga que não avisei!



Não se preocupe, como os outros itens da nossa lista, síndrome da cabeça explodindo é sobre experiências mentais, não fenômenos físicos. Nós não estamos falando de cabeças explodindo aqui hoje. Se você estiver com esse tipo de coisa, basta fazer uma rápida busca na Internet para as cabeças explodindo, ou assistir ao filme Scanners. Vamos esperar enquanto você satisfaz a sua curiosidade mórbida.


Agora que você está Com isso feito, vamos falar um pouco sobre esta doença estranha. Embora não seja algo físico, quem tem esta síndrome, não vive definitivamente nenhum passeio no parque. Síndrome da cabeça explodindo leva as pessoas a ouvir sons extremamente altos em sua cabeça, como se uma explosão tivesse ocorrido nas proximidades. É chamado de uma "condição parassonia" porque ocorre Normalmente as pessoas estão dormindo, enquanto na maioria das vezes em sono profundo.


Felizmente, normalmente não há dor envolvida nesta síndrome. Então você poderia pensar que um jato supersônico acaba de sobreavoar sua casa, mas pelo menos você não vai sofrer a dor de tímpanos explodindo que é o que aconteceria se tivesse realmente sobrevoado.


2.SINDROME DE ALICE NOS PAIS DA MARAVILHAS.

wonderland


A contrário da crença popular, não é uma síndrome induzida pelo uso de drogas.


Mudar de tamanho à vontade é uma daquelas coisas que as pessoas gostariam muito que ocorresse fora da nossa imaginação. Se você pudesse crescer e encolher na vida real, você seria capaz de fazer todo tipo de coisas legais, como esmagar a casa de seu bairro intimidar ou malocar-se no vestiário feminino. E mesmo os aspectos negativos dessa capacidade - tipo, ter que encontrar um par de enormes calças para evitar constrangimentos (ou então aproveitando as incríveis habilidades do Incrível Hulk, que pode fazer calças indestruríveis mesmo com as mudanças rápidas de tamanho) - parecem menos importantes que os aspectos positivos.


Entretanto, o que seria a sua vida se você só pensasse que estava ficando maior ou menor? Ou, se parecesse que o mundo ao seu redor estava fazendo isso? Isso é o que acontece às pessoas que sofrem dessa síndrome. Para essas pessoas, parece que as coisas estão mudando de tamanho ao seu redor. Outras estranhas experiências sensoriais também podem ocorrer.

Em alguns casos, essa síndrome ocorre em crianças e desaparece lentamente ao longo do tempo.



3.SYNESTHESIA

synesthesia

Imagine que essa imagem acima são sons. Essa é a descrição mais proxima do que a Synesthesia faz.

Sinestesia é talvez uma das síndromes menos desagradáveis da lista. Na verdade, algumas pessoas amam ter essa percepção e capacidade.

Pessoas com sinestesia, basicamente, tem os seus órgãos sensoriais misturados. Estímulo a um órgão, como as orelhas, por exemplo, levará a uma estimulação automática involuntária de um outro órgão, como os olhos. Que é onde você começa experiências como as pessoas "cheira vendo" ou "Sente o gosto de sons."


Você pode achar que esta seria uma síndrome fácil de falsificar, mas na realidade, existem alguns testes bastante confiáveis para provar sua existência. E temos a certeza que parte destes testes é garantir que os doentes não deveriam ter consumido qualquer substância proibida ou psicotrópica recentemente.



4.SÍNDROME DA RETRAÇÃO GENITAL

retraction
Essa foto do caramujo é porque não compensa colocar algo mais relacionado aos genitais.


Síndrome de retração genital, também conhecida como "pânico do pênis", ocorre em certas culturas, muitas vezes em muitas pessoas durante um curto período de tempo (daí o nome "pânico"). Os que sofrem desta síndrome acreditam que o órgão em questão está encolhendo amolecendo, ou então que ele foi removido completamente. Pouco se sabe sobre essa síndrome, porque tende a ocorrer em locais remotos em que o acesso à informação médica confiável é rara ou inexistente.


Curiosamente esta síndrome também ocorre nas mulheres. Neste caso, é os seios que parecem estar encolhendo ou murchando.

5.INSENSIBILIDADE CONGÊNITA À DOR

pain



 Se você acha que isso é basicamente ser igual ao Wolverine, lamento. Não é.


Esta é outra bizarra sindrome de percepção que parece à primeira vista ter algum lado positivo, afinal seria realmente tão ruim assim não sentir dor? Pensar entrar em uma luta, e arebentar o oponente, sem sofrer a dor dos seus ferimentos. Isso até que não soa muito mal!


Mas não é, só porque você tem insensibilidade congênita à dor que você está imune a danos. Então, pare de bancar o Wolverine. Lembre-se que as síndromes nesta lista não são anormalidades físicas, eles são anormalidades na forma como as pessoas percebem o mundo. O toque é, afinal, um tipo de percepção.


A dor é uma forma do corpo proteger você, embora tenha má reputação, a dor nos ajuda muito. Quando você pega alguma coisa quente, a dor faz você soltar antes que você comece a se queimar seriamente. Quando você toca algo afiado, a dor faz você ficar longe antes que você comecea se cortar pra valer. Infelizmente, as pessoas com insensibilidade a dor muitas vezes se machucam, mesmo sem perceber, o que pode ser extremamente perigoso.


6.SÍNDROME DA MÃO ALIENÍGENA

hand



É uma coisa tão legal que eles fizeram um filme para chamar a atenção para esta doença.
 

Sinto te desapontar, mas esta não é uma Síndrome em que você começa abduzido por alienígenas, e que trocam sua mão por outra. E também não é uma em que aliens colocam implantes em sua mão, para que possam controlá-lo, embora algumas pessoas com esta síndrome possam dizer que é o caso.


A síndrome da mão alienígena é na verdade uma síndrome em que os pacientes percebem que uma de suas mãos não está mais sob seu controle. Assim como nos filmes, a mão do dono  pode acabar fazendo coisas  fora do controle.


Cérebros. deem um tempo, e mantenham nossas mãos para nós sob nosso control. Se vocês fizere isso nós prometemos dar-lhe todo o alimento de cérebro que você merece! Tipo, livros.

Após ver esse monte de sindromes estranhas, pare de reclamar da sua vida. Ta tudo otimo.


←  Anterior Proxima  → Página inicial