sexta-feira, 25 de novembro de 2011

TIRANDO SUAS DÚVIDAS




Levar um susto cura soluço?
Para interromper o soluço o melhor é aumentar o gás carbônico sanguíneo. Isso pode ser feito respirando em um saco plástico ou fazendo inspirações profundas. As ações que estimulam o nervo vago, que trabalha na atividade gastro intestinal – como beber rapidamente um copo de água, engolir pão seco ou gelo picado, induzir o vômito e fazer pressão sobre o globo ocular -, também costumam acabar com esse incômodo. A cura pelo susto, enfim, é meio folclórica. Porém, pode-se imaginar que, em alguns casos, a pessoa sustenha a respiração ou provoque o estímulo do nervo vago e, com isso, faço o soluço passar.


Beber líquido durante as refeições faz engordar?
O hábito de beber líquido nas refeições prejudica a digestão (uma vez que dilui todas as enzimas). Se a bebida não for calórica, por sua vez, sua ingestão não engorda. De qualquer forma, os médicos recomendam não exagerar e tomar no máximo um copo por refeição, de preferência bebidas leves como água, limonada com adoçante ou suco artificial sem calorias.

Comer formiga faz bem aos olhos?
Não há nenhuma comprovação científica de que o exótico petisco realmente traga vantagens para a visão, tanto que nunca foi apresentado algum estudo que comprovasse que animais que comem formigas (como o tamanduá) enxergam melhor do que aqueles que torcem o nariz para o inseto. Aliás, apesar de ser um hábito em países como o México, Venezuela, Austrália e Colômbia, comer formigas não traz nenhum benefício para a alimentação, pois elas são ricas em proteínas, mas seria necessário comer um formigueiro inteiro para que fizessem alguma diferença. E como será que essa lenda apareceu? Provavelmente, é mais uma história para boi dormir, para evitar que crianças não ficassem com nojo de comer alimentos visitados pelas bichinhas, como o açúcar.

Ler no escuro e ver TV de perto estraga a vista?
Essas atitudes não chegam a causar problemas de visão. Ainda assim, ele deixa claro que exigem um esforço visual muito grande e por isso são desconfortáveis. Esse desconforto pode acarretar sintomas como dores de cabeça e ardor nos olhos. Nas situações de esforço visual, a concentração e a capacidade de se manter na atividade diminuem, já que a pessoa se cansa rapidamente.

Faz mal comer manga e tomar leite ao mesmo tempo?
Embora em algumas regiões do Brasil se faça este tipo de afirmação, a combinação de leite e manga não apresenta risco algum para o organismo. Mas, entre pessoas que têm problema de vesícula, a ingestão desses alimentos não fará bem, porque eles concentram grande quantidade de gordura. Para elas, todo e qualquer alimento gorduroso – como abacate, banana, ovo, feijoada, pizza, a própria manga e o leite (não desnatado) – devem ser evitados.




←  Anterior Proxima  → Página inicial